1 - Resumo
Este guia para condutores Tesla pretende dar a conhecer soluções alternativas de carregamento aos Superchargers que, apesar de mais caras e menos convenientes, poderão poupar tempo de viagem em caso de congestão nos postos Tesla.
Nas páginas seguintes apresentamos os casos concretos e as respectivas recomendações. As recomendações baseiam-se num cenário em que se carrega de 10 a 80% num Model 3 Long Range ou Model Y Long Range.
Se apenas vai precisar de uma carga parcial, por exemplo dos 10 aos 50%, as alternativas tornam-se soluções mais interessantes e deve considerar cerca de metade dos tempos de espera mencionados nas páginas seguintes.
Voltamos a frisar que este Guia permite poupar tempo mas não dinheiro nem facilidade de utilização.
Se está familiarizado com o assunto, salte diretamente para o Guia.
2 - Porquê este Guia?
Como é de conhecimento geral não há perspectivas da Tesla vir a abrir novos Superchargers em Portugal a breve prazo. O quadro legislativo e regulamentar português, aliados ao modelo adoptado para a mobilidade eléctrica, impedem a Tesla de operar os seus postos da mesma forma que faz no resto do mundo.
Face a este cenário e ao constante aumento do número de veículos Tesla nas estradas portuguesas é expectável que durante este verão surjam filas para carregar nos Superchargers mais populares em horas de ponta.
3 - O que é necessário para usar uma solução alternativa?
As indicações que constam deste guia assumem que o condutor está familiarizado com a rede Mobi.E e com a rede Continente Plug&Charge. Assim como mínimo recomenda-se:
- Possuir pelo menos um cartão CEME da rede Mobi.E que já tenha confirmado previamente que funciona;
- Ter instalada uma App que permita ver o estado dos postos da rede Mobi.E em tempo real;
- Ter instalada e configurada a App Continente Plug&Charge.
4 - Em que situações se deve considerar uma solução alternativa?
Regra geral considere uma solução alternativa quando a navegação Tesla indicar que existe um tempo de espera superior a 15 minutos no Supercharger.
No entanto, há casos onde compensa usar soluções alternativas a partir do momento em que o Supercharger se encontre cheio ou até mesmo quando se encontre a mais de 50% de ocupação. Isto deve-se à partilha de potência que existe entre tomadas, fazendo com que nas situações de alta ocupação cada veículo receba apenas 75 kW nos Superchargers V2. Mais à frente neste documento iremos ver casos concretos.
5 - O que pode correr mal?
Embora as Apps que mostram o estado dos postos Mobi.E e Continente Plug&Charge em tempo real estejam a mostrar o estado correcto reportado pelo posto podem acontecer alguns imprevistos:
- O posto reportar online que está disponível mas ter algum tipo de avaria que impede o carregamento (leitor de cartões avariado, tomada danificada, etc.);
- O posto ficar entretanto ocupado quando se está a caminho;
- O posto reportar online que está disponível mas ter o lugar de estacionamento ocupado por um veículo não em carga;
- O acesso não ser 24h e não ser possível aceder ao posto (parques de supermercados com horário de fecho, restaurantes em horário de fecho, etc.).
6 - O preço
Como já foi referido, as soluções alternativas são geralmente mais caras que os Superchargers da Tesla. A excepção é a rede Plug&Charge do Continente onde os preços são razoáveis e até mais baratos que na Tesla durante o período diurno.
- Não carregue até 100% vai perder o seu tempo e o dos outros, siga as indicações dadas pela navegação Tesla;
- Tome a decisão sobre usar uma solução alternativa entre 15 a 30 minutos antes da chegada prevista: se tomar a decisão demasiado cedo a ocupação no Posto poderá entretanto mudar significativamente; se tomar a decisão muito tarde poderá ter que percorrer uma distância considerável até ao local alternativo;
- Se a App mostrar um posto Mobi.E ocupado e que tenha apenas 1 tomada CCS, não o considere como alternativa: mesmo que mostre tomada em uso há 1 hora não há qualquer garantia que irá ficar disponível em breve;
- Tenha paciência, a rede Mobi.E não tem o mesmo nível de fiabilidade e facilidade de utilização que a rede Tesla;
- Tenha paciência, esperar pela sua vez numa fila num Supercharger é aborrecido mas poderá ser a melhor hipótese para minimizar o tempo global de viagem, respeite a fila, não entre em conflitos e não seja o chico-esperto.
Supercharger Fátima
Alternativas a menos de 5km
1 - ORM-00017 Burger King Fátima : 1x80 kW
2 - ORM-00003 McDonald’s Fátima: 1x80 kW
Nestes postos é possível carregar a uma potência ligeiramente superior que no Supercharger quando a ocupação do Supercharger é superior a 50% pelo que compensará usar um destes postos nessas situações. Preço final cerca de 0,60€/kWh.
3 - ORM-00011 Pingo Doce Fátima Santuário : 1x60 kW, horário 09:00-21:00
Só compensará usar caso haja fila no Supercharger superior a 15 minutos. Preço final cerca de 0,50€/kWh.
4 - Continente Bom Dia Fátima: 2x50 kW
Apenas compensa caso a fila no Supercharger seja superior a 25 minutos. Preço final cerca de 0,30€/kWh.
5 - ORM-00018 Pingo Doce Fátima: 1x50 kW
Apenas compensa caso a fila no Supercharger seja superior a 25 minutos. Preço final cerca de 0,55€/kWh.
Alternativas a mais de 5km Sentido Norte > Sul
1 - LRA-00046 Lubrisport Audi : 1x140 kW
Neste posto é possível carregar a uma potência superior ao Supercharger quando a ocupação do Supercharger é superior a 50% pelo que compensará usar nessa situação. Preço final cerca de 0,55€ / kWh.
2 - LRA-00117 BP Confraria : 2x150 kW
Aqui é possível carregar à mesma velocidade que no Supercharger mas implica um desvio significativo na rota. Apenas compensa se a fila no Supercharger for superior a 5 minutos. Preço final cerca de 0,70€ / kWh.
3 - LRA-00077 Hub Intermarché Leiria : 1x150 kW + 3x50 kW
Neste posto é possível carregar a uma potência superior ao Supercharger quando a ocupação do Supercharger é superior a 50% pelo que compensará usar este posto nessa situação. No entanto, os comentários da comunidade referem a existência de problemas ocasionais com este posto. Preço final cerca de 0,60€ / kWh.
Alternativas a mais de 5km Sentido Sul > Norte
1 - TNV-00020 Burger King Torres Novas : 1x80 kW
2 - TNV-00011 KFC Torres Novas : 1x80 kW
3 - TNV-00006 McDonald’s Torres Novas : 1x80 kW
Tendo em conta o desvio que é necessário realizar, só compensará usar estas opções se a fila no Supercharger for superior a 20 minutos. Preço final cerca de 0,55€ / kWh.
Nota: Os postos de 50 kW na zona de Zibreira ou Alcanena, apesar de mais próximos da A1, levam a um tempo de paragem superior do que o desvio até Torres Novas.
Supercharger Alcácer do Sal
Alternativas a menos de 5km
1 - ASL-00012 Aldi Alcácer do Sal : 1x60 kW
Só compensará usar caso haja fila no Supercharger superior a 15 minutos. Preço final cerca de 0,40€ / kWh.
2 - ASL-00014 Lidl Alcácer do Sal : 1x50 kW
Apenas compensa caso a fila no Supercharger seja superior a 25 minutos. Preço final cerca de 0,40€ / kWh.
Alternativas a mais de 5km Sentido Norte > Sul
1. PLM-00025 Águas de Moura : 1x80 kW
2. MTJ-00035 Restaurante O Migalhas, Pegões : 3x80 kW
Nestes postos é possível carregar a uma potência ligeiramente superior que no Supercharger quando a ocupação do Supercharger é superior a 50% pelo que compensará usar este posto nessa situação. Preço final cerca de 0,60€ / kWh.
3. PLM-00031 Volta da Pedra, Palmela : 1x120 kW + 2x80 kW horário 09:00-20:30
4. STB-00082 BP Av. Ciprestes, Setúbal : 2x150 kW
Tendo em conta a deslocação extra para chegar a estes postos apenas compensará usar se a fila no Supercharger for superior a 20 minutos. Preço final cerca de 0,70€ / kWh.
5. STB-00070/81 Novotel Setúbal : 4x80 kW
Tendo em conta a deslocação adicional para chegar a este posto apenas compensará usar se a fila no Supercharger for superior a 30 minutos. Preço final cerca de 0,65€ / kWh.
6. Supercharger Montemor-o-Novo
Apenas compensará usar o Supercharger de Montemor-o-Novo caso este tenha pelo menos 4 lugares disponíveis e a fila em Alcácer do Sal seja superior a 35 minutos de espera.
Alternativas a mais de 5km Sentido Sul > Norte
1 - GDL-00017 BP Grândola : 2x150 kW
Neste posto é possível carregar a uma potência superior ao Supercharger quando a ocupação do Supercharger é superior a 50% pelo que compensará usar nessa situação. Preço final cerca de 0,70€ / kWh.
2 - Continente Modelo Grândola : 2x50 kW
Existem 2 tomadas 50 kW que podem ser usadas em simultâneo. Apenas compensa caso a fila no Supercharger seja superior a 30 minutos. Preço final cerca de 0,30€ / kWh.
3 - GDL-00014 Lidl Grândola : 1x50 kW
Apenas compensa caso a fila no Supercharger seja superior a 30 minutos. Preço final cerca de 0,40€ / kWh.
Supercharger Loulé
Alternativas a menos de 5km
1 - LLE-00176 Pingo Doce Almancil : 1x80 kW
Só compensará usar caso haja fila no Supercharger superior a 15 minutos. Preço final cerca de 0,70€ / kWh.
2 - LLE-00099/107 IKEA / Mar Shopping : 2x50 kW
3 - LLE-00156 Lidl Caliços : 1x50 kW
4 - Continente Loulé : 2x50 kW
Apenas compensa caso a fila no Supercharger seja superior a 40 minutos. Preços finais entre 0,30€ / kWh (Continente) e 0,75€ / kWh (IKEA).
5 - LLE-00069 Burgers & Bowls Almancil : 1x50 kW
Apenas compensa caso a fila no Supercharger seja superior a 45 minutos. Preço final cerca de 0,50€ / kWh.
Alternativas a mais de 5km Sentido Oeste > Este
Não existem alternativas viáveis que fiquem perto da A22 sem obrigar a desviar a rota de forma significativa.
Se vai seguir para Espanha e a fila no Supercharger for superior a 30 minutos poderá usar um dos postos na zona de Vilamoura / Quarteira.
Procure na App postos Mobi.E com potência igual ou superior a 100 kW.
Se o seu destino é na zona entre Faro e Vila Real de Santo António será preferível usar um dos postos Mobi.E em Faro, Olhão ou Tavira.
Alternativas a mais de 5km Sentido Este > Oeste
1 - CTM-00004 Prio Altura : 2x80 kW
Só compensará usar caso haja fila no Supercharger superior a 15 minutos. Preço final cerca de 0,55€ / kWh.
2 - VRS-00004 McDonald’s Hortas V.R.S.A. : 1x80 kW
Só compensará usar caso haja fila no Supercharger superior a 20 minutos. Preço final cerca de 0,60€ / kWh.
3 - VRS-00007/8 Pingo Doce Hortas V.R.S.A. : 2x60 kW
Apenas compensa caso a fila no Supercharger seja superior a 30 minutos. Preço final cerca de 0,70€ / kWh.
Supercharger Alcantarilha
Alternativas a menos de 5km
1 - FAR-00033 Sudoeste Retail Park : 3x80 kW
Neste posto é possível carregar a uma potência ligeiramente superior que no Supercharger quando a ocupação do Supercharger é superior a 50% pelo que compensará usar este posto nessa situação. Preço final cerca de 0,65€ / kWh.
2 - SLV-00012 Pingo Doce Armação de Pêra : 1x50 kW
Apenas compensa caso a fila no Supercharger seja superior a 35 minutos. Preço final cerca de 0,70€ / kWh.
3 - SLV-00014 Lidl Armação de Pêra : 1x50 kW
Só compensa caso a fila no Supercharger seja superior a 35 minutos. Preço final cerca de 0,45€ / kWh.
Alternativas a mais de 5km Sentido Oeste > Este
1 - PTM-00042 Norauto Portimão : 3x200 kW
Neste posto é possível carregar a uma potência superior ao Supercharger pelo que compensará usar. Preço final cerca de 0,70€ / kWh.
2 - PTM-00057 Pingo Doce Recomar Portimão : 1x80 kW horário 08:30-21:00
Só compensará usar caso haja fila no Supercharger superior a 15 minutos. Preço final cerca de 0,70€ / kWh.
3 - LGS-00030 Galp Lagos : 1x80 kW
4 - LGS-00012 McDonald’s Lagos : 1x80 kW
5 - LGS-00029 Pingo Doce Marina Lagos : 1x80 kW
Se vier da zona a Oeste de Lagos, nestes postos é possível carregar a uma potência ligeiramente superior que no Supercharger quando a ocupação do Supercharger é superior a 50% pelo que compensará usar nessa situação. Preços finais entre 0,55€ / kWh (McDonald’s) e 0,80€ / kWh (Galp).
Alternativas a mais de 5km Sentido Este > Oeste
1 - ABF-00055 Decathlon Albufeira : 1x100 kW + 2x80 kW
Neste posto é possível carregar a uma potência superior que no Supercharger quando a ocupação do mesmo é superior a 50% pelo que compensará usar este posto nessa situação. Preço final cerca de 0,65€ / kWh.
2 - ABF-00050 Intermarché Ferreiras : 1x80 kW
Devido ao desvio necessário só compensará usar caso haja fila no Supercharger superior a 10 minutos. Preço final cerca de 0,45€ / kWh.
3 - ABF-00051 Intermarché Torre da Medronheira : 1x80 kW
Considerando o desvio necessário, só compensará usar caso haja fila no Supercharger superior a 25 minutos. Preço final cerca de 0,45€ / kWh.