Actividade AMME 2022

A AMME apresentou-se publicamente a 21 de Fevereiro de 2022.

Realizamos vários contactos e falámos com entidades ligadas à Mobilidade Elétrica no sentido de perceber qual o sentimento dominante em relação ao modelo actual da rede pública e, naturalmente, em relação às propostas apresentadas pela AMME.

No final do ano gostaríamos de apresentar um resumo dessas conversas. Não podemos detalhar pormenores, mas podemos traçar uma ideia geral.

Durante o ano de 2022, tivemos reuniões com as seguintes entidades ligadas directamente à rede pública:

  • ERSE
  • 3 CEME “exclusivos” (i.e. que não operam postos na rede pública)
  • 2 OPC “exclusivos” (i.e. que não operam como CEME)
  • 1 CEME+OPC

Tentámos ainda contactos com outros 5 players, dos quais não conseguimos obter resposta ou não foi possível obter uma data comum para reunir.


À data de hoje, estes contactos representam cerca de 46% do mercado nos OPC (número de postos) e cerca de 50% de mercado nos CEME (energia fornecida).

Além das entidades diretamente ligadas à rede pública de carregamento, reunimos ainda com as 2 maiores redes privadas a operar em Portugal.

Fomos contactados, a fim de obter esclarecimentos vários sobre o modelo da rede pública de carregamento e sobre nossas propostas, por:

  • 1 CPO estrangeiro
  • 1 associação
  • 1 grande superfície comercial
  • 1 escritório de advogados

Contactámos ainda 2 grandes eMSP europeus, numa breve troca de emails, no sentido de perceber quais as razões que os levam a não operar em Portugal.

E, não menos importante, fomos contactados por muitos dos nossos associados, com pedidos de esclarecimentos vários.

Resumindo as interações que tivemos, podemos afirmar sem qualquer dúvida que o sentimento geral dos diversos players é muito mais alinhado com as propostas da AMME e com o texto actual da Proposta de Regulamento Europeu (AFIR), do que com o modo de operação imposto pela legislação nacional.

Apenas 1 dos players referiu “não ter a certeza se estaria melhor num modelo diferente do nacional”. Outro referiu “é o modelo que temos e vamos trabalhar com o que existir”, mas apontou várias limitações de ofertas e modelos de negócio que a legislação atual impede e que poderiam ser benéficos para os utilizadores.

Os 5 restantes apresentaram descontentamento de diversas ordens, afirmando claramente preferirem um modelo de operação que permita o controlo total da sua rede no caso dos OPC, ou uma operação verdadeiramente como eMSP no caso dos CEME.

A reunião ocorrida com a ERSE, a primeira que solicitámos após a apresentação pública, levou ao endereçamento de um convite à AMME para a participação num grupo de trabalho já existente, no qual participam diversas entidades ligadas à Mobilidade Elétrica, nomeadamente a vasta maioria dos CEME e OPC. Participámos na reunião do grupo de trabalho ocorrida este ano. Da reunião e dos documentos de trabalho a que tivemos acesso, fica também muito clara a posição de diversos players (que não estão identificados - nem é importante) em relação à operação sob a legislação atual.

As redes privadas apresentam-se com uma postura totalmente positiva no que toca à rede pública de carregamento: de forma geral, vêm algumas vantagens no modelo da rede pública, não vêem qualquer problema em garantir o acesso universal aos seus postos através da plataforma tecnológica da EGME, mas a exclusividade/obrigatoriedade desta plataforma é visto como um entrave.

Acerca da terceira proposta da Iniciativa 1 da AMME, a redefinição das regras de acesso aos espaços de carregamento, as opiniões são praticamente unânimes: a definição atual é confusa, o que levou a diferentes interpretações da lei por consequência a uma operação em condições desiguais e que por isso deve ser revista. Esta redefinição tem também sido abordada de forma diferente pela AMME desde a nossa análise à Proposta de Regulamento Europeu (AFIR), publicada no nosso site.

Com todo o feedback recolhido, encontramo-nos na fase final de preparação da proposta de alteração legislativa, que contamos entregar à Tutela nas primeiras semanas do ano de 2023.

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