A AMME reportou a junho de 2024 que a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos tem crescido mais lentamente do que as necessidades nos últimos anos. Desde então, a MobiE deixou de apresentar nos seus comunicados de imprensa a métrica-objetivo estabelecida pelo regulamento Europeu AFIR, pelo que a AMME se incumbe agora de seguir essa métrica.
Atualização de Julho de 2024
Conforme os dados da MobiE no portal MobiData, a 21 de junho, Portugal superava o objetivo em 2,72% com 273,5MW na rede (objetivo 266,3MW). A 16 de julho, data em que a MobiE atualizou as necessidades com base nos dados do IMT, o portal reporta que Portugal supera o objetivo em 1,35% com 278,6MW na rede (objetivo 274,9MW).
Entre estas datas, entraram em operação 5.0MW de infraestrutura, e as necessidades subiram em 8,5MW. Os dados deste mês confirmam que a infraestrutura não acompanha o ritmo do registo de novos veículos elétricos e que o cenário mais provável é que Portugal esteja em incumprimento dos objetivos mínimos de infraestrutura europeus até ao final de 2024, se considerarmos apenas as redes em operação legal.
Riscos e Mitigação
A AMME aponta que esta métrica é particularmente importante para quem está dependente da rede de carregamento público no dia-a-dia, dado que quanto mais veículos existirem, maior é a probabilidade de as estações de carga estarem ocupadas quando são procuradas. Para quem depende da rede em viagem, o desenvolvimento insuficiente implica filas de espera para carregar mais frequentes. Más experiências no uso da rede de carregamento podem-se traduzir num desacelerar na adoção de veículos elétricos e atrasar o progresso no combate às alterações climáticas.
A mitigação deve ser feita de várias formas, de acordo com a opinião da AMME. Em primeiro lugar, pela regulamentação das redes não integradas na rede da MobiE e aproximação do quadro regulamentar português ao Europeu, com vista a acelerar o investimento estrangeiro. Dotação e execução de mais incentivos ao investimento em infraestrutura.
Detalhes Técnicos
Dados extraídos do portal MobiData a 21 de Junho:
Dados extraídos do portal MobiData a 16 de Julho: